Saber o que é captação de leads é imprescindível se você quer vender de maneira consistente pela internet.
Mas, afinal, o que é captação de leads? Qual a importância para um negócio? Como começar a captar?
É sobre isso que vamos falar aqui para você.
Para começar, nós sabemos que a expressão “captação de leads” pode soar estranha à primeira vista. Mas, na realidade, se refere a uma atividade de rotina para qualquer empreendedor: Conquistar novos clientes.
Para que você entenda o assunto iremos abordar alguns pontos essenciais nesse artigo, tais como:
Captação de leads é, de forma simplificada, adquirir novos possíveis compradores. É a porta de entrada para sua clientela e, por isso, deve ser bem cuidada e projetada.
Atrair e converter visitantes em consumidores é um processo complexo. Envolve atividades como estudar o público-alvo, estabelecer personas, alimentar as redes sociais e ter uma landing page (página de captura) funcional.
Além de conquistar com uma proposta de valor cativante, é preciso estabelecer uma conexão mais forte e duradoura: É necessário entrar na caixa de e-mail do seu público.
Se você quer entender um pouco mais sobre o que é a captação de leads e como fazer com que seu fluxo de novos consumidores aumente, continue a leitura…
Um conceito-chave para entender a captação de leads é pensar na diferença entre multidão e comunidade.
Enquanto a multidão é o conjunto de todas as pessoas que estão conectadas na sociedade, a comunidade é o grupo seleto de pessoas com características em comum.
Por exemplo, uma comunidade pode ser definida pelo interesse em um assunto, como sustentabilidade ou direitos humanos. Já a multidão pode ser entendida como o número total de pessoas que acessam a internet todos os dias.
Essa filtragem de pessoas, por características, é uma linha de pensamento que pode nos ajudar a pensar em como transformar todo o tráfego digital em relacionamentos reais.
A sua comunidade, portanto, é composta por pessoas que já adquiriram seu produto ou serviço ou que se interessam pela sua proposta de valor.
Independente de ter havido uma compra, há um interesse em comum, uma ideia de pertencimento.
Provocar esse sentimento é um desafio. Seja uma equipe arrojada ou enxuta, é necessário buscar esse ideal. Afinal, o que faz dos seus clientes partes de uma comunidade? Quais são os sentimentos compartilhados pela sua clientela?
Dentre a multidão numerosa dos visitantes e visualizações, o que “fisga” o olhar do seu público? O que os seus “fãs” têm em comum? Como alimentar o sentimento de pertencimento da sua audiência?
Refletir sobre esses questionamentos pode ajudar a entender melhor o seu público, e, consequentemente, projetar estratégias para aumentar suas vendas. O que há de especial e único na sua experiência de compra?
“Mailing” nada mais é do que a quantidade de pessoas que você tem os dados cadastrados. Ou seja, a quantidade de leads que você possui.
Portanto, o principal intuito das plataformas de captação de leads é fazer com que os visitantes deixem o contato deles.
Dessa forma, o seu público começa a caminhar pelo Funil de Marketing (Funil de Vendas). Passando de uma fase mais genérica (Atração) para uma mais específica (Interesse).
O e-mail dos seus possíveis clientes continua sendo o lugar mais importante para a sua empresa. Isso porque a caixa de entrada é um ambiente consolidado.
Com o endereço de e-mail de todos os que se interessaram pela sua marca, é possível nutrir um relacionamento mais íntimo.
Aliás, o disparo de e-mail marketing ainda é a estratégia mais eficiente para converter leads em clientes recorrentes.
O Funil de Vendas é a estrutura fictícia que segmenta seu público em diferentes momentos do processo de compra. Com essa concepção, entende-se que seus visitantes estariam no primeiro nível, ou no Topo do Funil.
Para guiá-los para as próximas fases, passando pelo Meio e Fundo do funil, é necessário um contato para sustentar esse aprofundamento de relacionamento. E, como sugerido anteriormente, o endereço de e-mail é a melhor opção.
Porém, dado a realidade inegável da popularização de aplicativos como Whatsapp Business, o celular também pode ser considerado um meio para avançar nas etapas do Funil.
Através da captação, aliado com uma plataforma de automação de e-mails, você terá uma verdadeira máquina coletora de prospects (leads). Como a captação funciona ininterruptamente, a porta de entrada de novos clientes nunca se fecha.
Enquanto outros esforços acontecem, como o tratamento personalizado para leads em outras fases do funil, os formulários continuam trabalhando para aumentar sua carteira de clientes.
Esse processo, quando automatizado, pode atingir dimensões escaláveis. Com o fluxo cada vez maior de usuários, a internet é um ambiente inesgotável de possibilidades de negócios.
Primeiramente, para captar é preciso ter conteúdo disponível em algum site. Isso faz parte de uma estratégia de Inbound Marketing, que utiliza de conteúdo para atrair e encantar leads.
Por exemplo, um blog com textos sobre a sua área de atuação, ou uma página autoexplicativa, utilizando palavras-chave do seu universo. Esse site, chamado de Landing Page (ou Página de Captura ou Página de Conversão), é o principal portal para a entrada de novos clientes.
Além dos materiais publicados, defendendo sua marca e solução, haverá também um convite: uma oferta imperdível em troca do endereço de email. Essa recompensa pode ser qualquer conteúdo rico, como uma Newsletter, um E-book, um Podcast, um Webinar, etc.
Se o presente for recompensante o suficiente, seus visitantes não irão hesitar em preencher seus dados. Assim, sua Landing Page estará constantemente oferecendo conteúdo em troca de um endereço eletrônico.
Uma vez que o material esteja pronto, a captação ocorre de forma automatizada. Os novos contatos chegam até você de forma ininterrupta. A partir daí, é preciso tratar os dados, atualizar seu mailing e começar a disparar os emails.
O principal meio para captar leads é através do preenchimento de formulários. Quanto mais simples forem, melhores serão os resultados. Geralmente os sites disponibilizam algumas opções ou plug-ins para fazer esse trabalho.
Existem diferentes abordagens quanto ao posicionamento dessas caixas…
Há sites que fixam um formulário de apenas uma linha de preenchimento no canto direito ou esquerdo. Há outros que inserem um pop-up após o usuário rolar a página para baixo.
De qualquer forma, é importante que o texto dessa caixa seja claro, enfatizando a recompensa prometida. O botão CTA. (Call to Action) também pode ser potencializado.
Por exemplo, se você irá oferecer uma newsletter, o formulário pode ter uma mensagem como “Saiba de tudo que acontece no universo da moda”, com um CTA como “Quero receber as novidades”.
Seja como uma caixa de diálogo fixa ou flutuante, pop-up no início ou no meio da página, tenha certeza que o benefício é equivalente ao esforço de digitar o e-mail.
No vídeo a seguir, a Ana explica em 1 minuto o motivo pelo qual utilizar pop-ups em páginas, blog e site:
Outra porta de entrada para captação de leads são os chatbots. Facilmente programáveis, são robôzinhos que interagem com os visitantes, solucionando as dúvidas mais frequentes e encaminhando contatos.
Seja no seu site ou em uma landing page (página de captura), são alternativas que demonstram prontidão em atender, boa-vontade em servir.
Vale desde as mais simples respostas automáticas, como “estamos fechados no momento, deixe seu telefone e entraremos em contato”, até os mais complexos diálogos, com sugestão de perguntas.
De qualquer forma, o intuito é estar disponível, oferecer assistência e permanecer aberto aos novos contatos.
Transformar o F.A.Q. (Frequently Asked Questions) em um Chatbot pode ser uma otimização bem inteligente.
Para ilustrar melhor tudo isso, observe a imagem a seguir. Trata-se de um print do chatbot utilizado no site da leadlovers:
Nele, é possível que o visitante converse e comece o diálogo com a nossa empresa 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem a necessidade de ter alguém da nossa equipe sempre lá;
Vale lembrar que o nosso chatbot foi construído dentro da própria leadlovers. Ou seja, “construtor de chatbots“ é uma funcionalidade da leadlovers e está disponível para todos os clientes.
Para captar um lead, primeiro é preciso ter um lugar para recebê-lo. A chamada Landing Page (pagina de captura) é uma página, onde estão dispostos os seus argumentos para a conversão.
Nessa página, é importante que haja conteúdo em texto para explicar o que está sendo oferecido e ainda persuadir o visitante.
Vídeos e infográficos também são bem-vindos neste espaço… Tudo para conquistar o visitante e convencê-lo a tomar uma atitude.
Essa ação pode ser inscrever-se na newsletter, baixar um e-book, ou até deixar o telefone para receber uma ligação. Todas as alternativas envolvem o preenchimento de um formulário, que deve ser o mais simples possível.
No vídeo a seguir o Uira, nosso webdesigner, explica tudo que você precisa saber para entender o assunto “landing page”:
Acabamos de falar sobre as landing pages (páginas de captura). E, como você pôde notar, toda landing page oferece algo para os visitantes. É uma troca: O visitante deixa os dados dele (se tornando um lead) e o empreendedor dá a ele um conteúdo de valor.
Esse conteúdo gratuito e de valor recebe vários nomes. Os mais comuns são: “Material rico” ou “conteúdo rico” ou “isca digital” ou “recompensa digital”.
O nome utilizado não importa. O que realmente vale aqui é que você precisa ter esse conteúdo para oferecer e conseguir os leads.
Já que essa estratégia de oferecer uma recompensa para conseguir alguma informação em troca é infalível.
Além de ser uma forma honesta de construir o seu mailing, também ajuda a consagrar sua marca enquanto referência no segmento.
Como já sugerido, algumas opções de material rico são: planilha, e-book, áudios e webinar
Ah e não subestime a exigência do seu público. Cuidado com superficialidades e inconsistências. Afinal, é a imagem da sua marca que está em jogo.
Prepare com cuidado este material para que seja realmente útil e único. Faça o melhor que conseguir.
Com sua Landing Page e a recompensa prontas, sua máquina de captação de leads já estará pronta para operar. Certifique-se que a caixa de preenchimento (formulário) disponível seja funcional, que alimente automaticamente sua lista de e-mails ao passo que forem inscritos.
É interessante ter um e-mail de boas-vindas programado para ser disparado assim que o visitante deixar o contato. Isso é possível em plataformas de automação.
Vale lembrar que nutrir o seu público é educá-lo, e, com o tempo, conquistá-lo cada vez mais. A captação de leads é apenas o primeiro passo do seu relacionamento com cada possível cliente.
E o primeiro passo, como sabemos, é sempre o mais importante. Mas sem o segundo e o terceiro não chegamos em nenhum lugar.
Crie uma estratégia inicial baseada no Funil de Vendas e aos poucos a melhore isso.
Conte com a gente para o que precisar 😉