Todos temos conjuntos de características que nos tornamos únicos e reconhecidos pelos demais. Elas vão desde a aparência física até traços da personalidade. E com marcas e empresas não é diferente.
O que é identidade visual?
A identidade visual nada mais é do que um conjunto de elementos gráficos e visuais – cores, logotipo, tipografia, grafismo e slogan – que refletem um nome, ideia, produto, empresa ou serviço. Eles são responsáveis por identificar e dar personalidade à marca.
Nesse combo, também entram os aspectos não tangíveis, como a missão, valores e princípios. Juntos, eles tornam a marca conhecida e, consequentemente, reconhecida nos momentos de compra e tomadas de decisão.
Qual a importância da identidade visual?
Uma identidade visual arquitetada e marcante é uma estratégia essencial para a marca, isso porque ela leva ao reconhecimento e ao valor da marca. O principal fator de importância é que, com ela, é possível definir de forma visual, prática e “à primeira vista” quem é a empresa.
Se a marca não tem uma identidade visual que se comunique bem com seu público, pode passar a impressão de ser uma empresa de pouca credibilidade. Ou seja, a identidade visual gera sentimento de identificação e confiança.
Grandes nomes do mercado são representados por imagens e cores que despertam a lembrança cognitiva dos consumidores, até mesmo de forma inconsciente. Um M amarelo com um fundo vermelho, uma maçã mordida ou até mesmo a cor azul-turquesa com certeza devem te remeter a algumas marcas.
O que torna uma identidade visual ruim?
É fundamental evitar cometer erros de identidade visual para que a credibilidade da empresa não seja afetada. Listamos 6 erros que não devem ser cometidos:
Excesso de cores e efeitos;
Falta de clareza;
Escolher fontes complexas;
Falta de objetivo;
Logotipos irremediáveis;
Incompatibilidade com diferentes plataformas.
Diferença entre Identidade visual e branding
Por mais que estejam ligados entre si, identidade visual e branding tem conceitos diferentes e é essencial saber distinguir.
Como explicado anteriormente, a identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que ajudam a caracterizar a personalidade. Enquanto que o branding é o posicionamento estratégico e o gerenciamento da marca. Refere-se a um conjunto de ações que ajudam a fidelizar e encantar o cliente.
Quero uma identidade visual ou uma consultoria em branding para a minha marca, como eu faço?
Se essa leitura despertou o desejo de criar uma identidade visual ou redesenhar a sua marca, indico que procure um profissional da área. O mesmo vale para consultoria em branding. A BDDB possui uma equipe preparada para auxiliar em todo o processo.
A BDDB.ag é uma agência de design com foco em gestão de marca, branding estratégico e presença digital.
A agência possui uma metodologia única chamada Brand Power e procura trabalhar o SEXY CANVA das marcas, tornando-as relevantes e cativantes para seus públicos alvo através de cor, forma, cheiro, gosto e experimentações que estimulam todos os sentidos e ativam neurotransmissores importantes para tomada de decisão.
Fundada em 2002, a BDDB.ag tem experiência e juventude para atuar com negócios com propósito. A equipe é composta de 14 profissionais experientes. Entre os clientes, marcas nacionais e multinacionais como: Casex Innovation in Healthcare, Banco HNSG, Hospital São Vicente,YAMAHA DO BRASIL, BANCO CNH, STCP Engenharia, ROCKFELLER Idiomas e outras.