Gestão de redes sociais – Como funciona na prática.

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O processo de gestão de redes sociais vem se tornando cada vez mais técnico e por isso mesmo, já que as plataformas vêm oferecendo cada vez mais recursos e ferramentas para divulgação e vendas.

Com tantas plataformas, formatos de publicação, recursos técnicos e detalhes que influenciam o sucesso das ações de marketing nestes canais, gerenciar redes sociais de forma eficiente se tornou um grande desafio.

No cenário atual, os profissionais de marketing digital especializados no gerenciamento de redes sociais estão entre os mais requisitados e também entre os mais bem pagos do mercado.

Infelizmente, muitas empresas ainda confundem o gestor de redes sociais com a pessoa encarregada de fazer publicações nestes canais. Essa é uma visão muito simplista do papel desse profissional.

É claro que um gestor de redes sociais também pode cuidar da publicação de posts e outros conteúdos nos diversos canais, mas essa é apenas uma das funções desse profissional.

Na verdade, sua principal função é o planejamento estratégico da gestão de redes sociais. É criar estratégias de atração, relacionamento e conversão e adaptá-las aos diversos canais.

Além disso, a gestão de redes sociais envolve também o monitoramento de resultados e análise das taxas de conversão das diversas ações que podemos criar nestes canais.

Para deixarmos clara a função de um gestor de redes sociais, vejamos abaixo, quais são os principais pontos envolvidos neste processo.

Ao final do artigo, seja você um empresário em busca de uma pessoa para fazer a gestão de redes sociais da sua empresa, ou um estudante de marketing digital interessado em se especializar nesta área, saberá exatamente o que esperar de um gestor de mídias sociais.

Gestão de Redes Sociais

1 – O que faz um gestor de redes sociais

Em primeiro lugar, vamos ver o que faz um gestor de redes sociais, para podermos entender a importância deste profissional no trabalho de marketing nas mídias sociais.

Um profissional especializado no gerenciamento de redes sociais é antes de tudo um estrategista. É ele que em um primeiro momento faz a análise das necessidades da marca, para que possa criar um planejamento estratégico de atuação nos diversos canais de mídia social.

Este trabalho resulta em um plano de marketing nas redes sociais, que servira como diretriz geral para as diversas ações de marketing que serão implementadas nestes canais.

Neste planejamento o gestor de mídias sociais deverá levantas informações como:

  • Quais são os objetivos da empresa nas redes sociais;
  • Qual o público-alvo e a Persona de Marketing que se deseja alcançar;
  • Quais redes sociais são mais adequadas para atingir os objetivos da marca;
  • Quais conteúdos serão necessários para as ações em redes sociais;
  • Quais serão as ferramentas utilizadas nos diversos canais;
  • Quais serão as ferramentas usadas para mensuração de resultados.

Estes são apenas alguns dos pontos que devemos incluir em um plano de marketing nas redes sociais. O detalhamento de outras atribuições vai depender do tipo de trabalho que este profissional estiver desenvolvendo.

2 – Criando uma estratégia de marketing nas redes sociais

A gestão de redes sociais precisa ser metódica, ou seja, como vimos anteriormente, precisa seguir uma orientação macro, definida no plano de marketing digital para redes sociais, mas também precisa ser detalhada.

Em nossos cursos de marketing digital sempre digo que publicar nas redes sociais de maneira desorganizada e sem objetivos claros, ou então ficar obcecado por número de seguidores e outras métricas da vaidade é pura perda de tempo e dinheiro.

Por isso é necessário que seja criada uma estratégia de marketing para redes sociais, que potencialize as ações realizadas nestes canais, de forma a criar uma sinergia entre elas e até mesmo com outras estratégias de marketing digital, como SEO por exemplo.

A gestão de redes sociais precisa ter uma abordagem ampla, e não ficar restrita unicamente ao ambiente das mídias sociais.

Uma estrutura clássica para uma estratégia de marketing digital nas redes sociais envolve basicamente três etapas:

  • Atração – Conquistar audiência para o seu perfil ou página;
  • Relacionamento – Criação de laços de relacionamento com seus seguidores;
  • Conversão – Apresentação da sua proposta de valor, produto ou serviço.

As marcas não podem se posicionar de forma “panfletária” em seus perfis e páginas, falando apenas de seus produtos e serviços. Como o marketing nas mídias sociais é uma estratégia de relacionamento, é preciso criar um envolvimento antes de tentar vender alguma coisa.

Como conseguir isso? Muito simples, utilizando um dos principais pilares do marketing em mídias sociais que é a produção de conteúdo de qualidade para envolver a sua audiência.

Gerenciamento de mídias sociais

3 – Principais habilidades necessárias para a gestão de redes sociais

Como você já deve ter percebido, a gestão de redes sociais envolve muitas questões técnicas e por isso, o profissional que exerce essa função precisa ter uma capacitação que envolva as mais variadas áreas do marketing digital.

Entre estas habilidades eu destaco:

  • Uma visão estratégica do marketing digital como um todo e não apenas redes sociais;
  • Conhecimento profundo das ferramentas com as quais irá trabalhar;
  • Constante atualização sobre as estratégias e recursos oferecidos por estas redes;
  • Uma boa formação no processo de comunicação para saber passar sua mensagem;
  • Domínio de técnicas de copywriting para criação de conteúdo de alto engajamento;
  • Sólidos conhecimentos de mídia paga, como Facebook Ads e Instagram Ads;
  • Conhecimentos em web Analytics, métricas e KPIs;
  • Análise crítica de resultados para o monitoramento de resultados de campanhas.

Como você pode ver, um profissional de gestão de redes sociais precisa de conhecimentos em diversas áreas além do universo das mídias sociais. Um analista de mídias sociais precisa ser multidisciplinar.

A formação de um gerente de mídias sociais é um processo longo que une conhecimento e experiência.

4 – Indo além do marketing nas redes sociais

Como você já deve ter percebido, a gestão de redes sociais vai muito além dos conhecimentos em Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn. Uma das principais características do profissional de gestão de mídias sociais é justamente sua formação multidisciplinar.

Do papel estratégico ao operacional, além de desenvolver uma boa estratégia de marketing do Facebook, ou uma estratégia de marketing no Instagram, por exemplo, este profissional precisa ter conhecimento em diversas áreas do marketing digital.

Anteriormente citei o conhecimento em SEO – otimização de sites para ferramentas de busca. Talvez você esteja se perguntando o que marketing de busca tem a ver com redes sociais. Eu explico isso de forma muito direta.

Além do engajamento e criação de uma comunidade em torno da marca, um dos objetivos da gestão de redes sociais e o Brandig, ou seja, reconhecimento da marca. Quer lugar melhor para expor a sua marca do que nas páginas de respostas do Google?

Por isso, entre as funções na gestão de redes sociais é o que chamamos de SMO – Social Media Optimization. Este trabalho visa dar exposição aos perfis e páginas nas buscas realizadas no Google, e para conseguir isso é essencial ter algumas noções básicas de SEO.

Como dito anteriormente o gerenciamento de mídias sociais passa obrigatoriamente pela produção de conteúdo. Produzindo conteúdos envolventes você consegue criar laços com a sua audiência e criar laços de relacionamento com seus clientes em potencial. Saiba mais em nosso artigo Como Criar Conteúdo Para Redes Sociais.

Por isso, na gestão de mídias sociais é importante que o profissional tenha um bom conhecimento sobre Inbound Marketing, copywriting e webwriting, ferramentas fundamentais para criação de conteúdo, seja ele texto, imagem ou vídeo.

Gestão de Mídias Sociais

5 – Perspectivas do Mercado de Trabalho

O profissional de gestão de redes sociais encontra ótimas perspectivas em termos de marcado de trabalho, uma vez que estes são os canais digitais que mais vem crescendo nos últimos anos em todo o mundo.

A coisa chegou a tal ponto que durante a pandemia de COVID-19, vimos uma total inversão do caminho de entrada das pequenas empresas no processo de imersão digital.

Antigamente, em primeiro as empresas criavam um site e depois se preocupavam com as redes sociais. O que vimos é que muitas empresas durante a pandemia, criaram perfis nas redes sociais e agora é que estão criando seus sites.

Quem ganha com isso? Justamente os profissionais de gestão de redes sociais e todos aqueles que de certa forma estão relacionados a essa área, como web designers, por exemplo.

O único “porém” é que as empresas estão cada vez mais exigentes, e buscam por profissionais de gestão de redes sociais cada vez mais qualificados. Não há mais espaço para amadorismo ou improvisos.

Por isso, se você deseja seguir carreira em gestão de mídias sociais, busque se capacitar nas diversas áreas envolvidas, para ter uma oportunidade neste mercado.

 

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